quinta-feira, 15 de maio de 2008

Recordar é Viver - Parte #1

Saiu em: Jornal Anoticia
Sábado, 01 de Julho de 2000

Festa Caipirocore tem
nova edição neste sábado.
Por: Gleber Pieniz

Joinville - Estava fora de qualquer consideração a idéia de que o Salão Jacob - espaço comunitário encravado na bucólica Piraí, em Joinville - pudesse sediar um evento que reunisse facções tão distintas do rock como o hardcore, o guitar sound, o noise, o acústico e a total desconstrução. Pois foi em junho do ano passado que a primeira edição do Jacocoricó - A Festa Caipirocore derrubou expectativas pessimistas e colocou sobre esse mesmo palco improvável, com sucesso, as bandas Mentes Sujas, I Will Smith, Medíocres, Schnaps, Vacine, Os Legais, Simples e The Birbous.
Se a festa de um ano atrás foi privilégio dos grupos joinvilenses, a edição deste ano valoriza a abrangência geográfica e mantém de pé a proposta de apresentar diversos tipos de som para diferentes públicos. O Jacocoricó e o Salão Jacob recebem os shows das bandas Stereotróia, Schnaps, Medíocres e Vacine (de Joinville), Os Ambervisions (de Florianópolis), Universo Paralelo e Ziriguidum Pfóin (de Curitiba).


Nesta segunda edição, a gama de sons apresentada pelas bandas vai desde o rock energético com nítidas referências aos anos 80 da Stereotróia, passa pelos abusos guitarreiros praticados por Vacine e cruza com a agressividade hardcore de Medíocres e Schnaps (a última aproveita para lançar o single "Se é pra Falar Mal..."). Ziriguidum Pfóin, Universo Paralelo (antecipando o lançamento do CD "Correndo por Fora") e Os Ambervisions só têm em comum a disposição para sintetizar diferentes referências sonoras, a primeira lançando pontes entre o rock distorcido e o funk realçado por bases percussivas bem pronunciadas, a segunda vivendo uma transição entre o guitar e sonoridades mais brasileiras através de um reforço na percussão e uma aproximação com timbres acústicos - ainda que não abra mão do peso.
Acostumados a brindar o público com performances selvagens e figurinos hilariantes, Os Ambervisions chegam com duas únicas certezas: a presença dos inconfundíveis óculos escuros e a mistura empolgante da mais endiabrada surf music dos anos 60 com o rock psicótico herdado dos Cramps e dos Stooges. Prestes a estrear em CD independente, o quarteto ilhéu baixou pela última vez no Curupira Rock Club de Guaramirim com camisas de oncinha e uma peruca black power que emprestava ao vocalista Zimmer o aspecto de um canibal perdido em brechó. Não há, contudo, notícias do quê andam preparando para o Jacocoricó.
A Festa do Caipirocore inicia às 19 horas. Os ingressos podem ser adquiridos na hora, ao preço de R$ 5,00. Uma excursão sai às 17 horas de Joinville, em frente da Rock Total Discos, com passe a R$ 2,00.

Um comentário:

Hélio João disse...

Esse 'pagodi' foi louco!